Como confirmar se a amigdalite é causada por bactéria?
- Sabrina Silva
- 4 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Comentei no conteúdo anterior, a importância em diferenciar uma amigdalite viral da bacteriana, já que implica em tratamentos diferentes. Mas como podemos confirmar uma causa ou outra?
Crianças menores de três anos de idade, apresentam geralmente amigdalites causadas por vírus. Já os maiores de três anos, podem também apresentar amigdalite causada por bactéria. Diante de sinais e sintomas sugestivos, podemos fazer um teste diagnóstico, pois só pela visualização das amígdalas, não conseguimos saber com precisão, o agente infeccioso envolvido.
Através do teste rápido, chamado Strep Test, conseguimos pesquisar a bactéria mais comumente envolvida nas amigdalites bacterianas: Streptococcus pyogenes (do grupo A). Ele é realizado através de um swab nas amígdalas e faringe, que detecta a presença ou não, da bactéria. Em poucos minutos temos o resultado:
- Se for positivo não é necessário outro exame diagnóstico e o tratamento pode ser iniciado.
- Se for negativo e ainda assim existir uma forte suspeita clínica da causa bacteriana, podemos realizar também pela coleta por swab, a cultura de orofaringe, para pesquisa de bactérias.
Essa cultura demora poucos dias para o resultado, mas tudo bem, já que temos aproximadamente nove dias do início dos sintomas para iniciar o tratamento, evitando complicações tardias, que são o principal motivo de tratarmos as amigdalites bacterianas.
Comments