Vacinação no Início da Vida: Dicas Essenciais
- Michelli Rodrigues
- 31 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jan.

Vacinação infantil é fundamental para proteção contra doenças que são preveníveis, desempenhando um importante papel na manutenção da saúde dos pequenos. A imunização em bebês é essencial desde os primeiros dias de vida.
Dicas sobre as vacinas para bebês:
1. Primeiras vacinas logo após o nascimento!
A administração da vacina contra hepatite B é recomendada ainda na maternidade!
Outra vacina importante nessa fase é a BCG, responsável pela prevenção da tuberculose. O momento da aplicação da vacina BCG pode depender do Teste do Pezinho, particularmente se for realizada a pesquisa de imunodeficiências. Neste caso, aguardamos seu resultado, para depois realizar a BCG.
2. Adesão ao calendário de vacinação!
Seguir as diretrizes do calendário vacinal proposto por entidades confiáveis como a Sociedade Brasileira de Pediatria ou o Ministério da Saúde, promoverá a proteção contra doenças como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, meningite e pneumonia, além da já mencionada tuberculose e hepatite B.
3. Vantagens das vacinas combinadas!
As vacinas combinadas protegem contra várias doenças em uma única aplicação, reduzindo o desconforto dos múltiplos procedimentos para o bebê. Disponíveis tanto em clínicas particulares (como a vacina hexavalente) como em postos de saúde (vacina pentavalente).
4. Entender as reações vacinais!
Reações brandas, como febre baixa ou dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, são esperadas e sinalizam que o sistema imunológico está respondendo adequadamente. Quando os sinais / sintomas persistem por mais de 48 a 72 horas ou são mais intensos, converse com seu pediatra, uma vez que podem representar outra condição.
5. A importância de seguir o calendário vacina!
Manter as vacinas em dia é essencial para evitar doenças. A presença de infecções leves como um resfriado comum, não contraindica a vacinação. Qualquer hesitação deve ser conversada com pediatra para orientação apropriada.
6. Confiança na imunização:
Segurança e eficácia das vacinas são amplamente estudadas antes de estarem disponíveis. Consultar fontes confiáveis como a Sociedade Brasileira de Pediatria e de Imunizações, além do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, pode oferecer informações de qualidade, evitando as "fake news".
Cuidar da saúde do seu bebê inclui diversos hábitos saudáveis, que incluem a rotina de vacinação e consultas pediátricas regulares, para um futuro saudável.
Comments