top of page

Como Prevenir a Meningite Bacteriana na Infância e Adolescência?

  • Foto do escritor: Michelli Rodrigues
    Michelli Rodrigues
  • 21 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de abr. de 2024


vacinação na adolescência

A meningite bacteriana é uma inflamação das meninges, membranas que protegem nosso cérebro e medula espinhal. Entre as principais causas, destacamos a Neisseria meningitidis (meningococo), uma bactéria capaz de deixar sequelas em 10 a 20% dos infectados e apresentar alta taxa de mortalidade caso não seja prontamente tratada.


Outra bactéria relevante é o Streptococcus pneumoniae (pneumococo), responsável também por doenças como pneumonia e otite, mas que pode levar a quadros graves como a meningite.


As medidas preventivas gerais incluem higiene regular das mãos, principalmente depois de tossir ou espirrar; evitar contatos próximos com pessoas doentes, especialmente aquelas com infecções respiratórias; além de manter um estilo de vida saudável com alimentação balanceada, atividade física regular e sono de qualidade para fortalecimento do sistema imunológico.


Para a prevenção específica da meningite bacteriana em crianças e adolescentes, a vacinação é a estratégia mais eficaz.

Sobre as vacinas Meningocócicas e Pneumocócicas temos: 


1 - Vacinas Meningocócicas:  ACWY e B, ambas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Imunizações. O esquema vacinal varia com o fabricante e idade da criança, mas de forma geral inclui:


  • Doses aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses de vida.

  • Para a meningocócica ACWY, além do reforço aos 12 meses, também são recomendados reforços aos 5 e 11 anos de idade. 


 No sistema público de saúde (SUS), a vacina meningocócica C é rotineiramente oferecida (aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses), bem como a ACWY para adolescentes entre 11 e 12 anos.


2 - Vacinas Pneumocócicas também fundamentais na proteção contra a meningite bacteriana, com a Sociedade Brasileira de Pediatria e de Imunizações recomendando esquemas com a vacina pneumocócica 13 ou 15 valente:


  • Doses aos 2, 4, 6 meses, com reforço entre 12 - 15 meses de vida. 


O SUS disponibiliza a vacina pneumocócica 10 valente, com esquema que incluiu doses aos 2 e 4 meses, com reforço aos 12 meses de idade. 


A imunização é eficaz na redução dos casos e na severidade da meningite bacteriana. Obter informações confiáveis com um pediatra especialista em imunização contribui para orientações precisas sobre a prevenção da meningite em crianças.


Se deseja um acompanhamento pediátrico com cuidado integral, para seu filho (a), agende uma consulta!





 
 
 

Comments


Entre em contato

Rua Urussuí, 300 - 31

Itaim Bibi, São Paulo - SP

+55 11 94443-2337

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos:

© Dra. Michelli Rodrigues - 2023 - CRM 198170

bottom of page