top of page

Proteção Solar para Crianças: Guia para Pais!

  • Foto do escritor: Michelli Rodrigues
    Michelli Rodrigues
  • 3 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de jan.


Com a chegada do verão a exposição ao sol aumenta, porém vale lembrar que ela é constante durante o ano inteiro, sendo necessária a proteção adequada contra os raios solares, sobretudo para os pequenos.


Considerando que até os 20 anos de idade, será acumulada cerca de 75% da exposição ao sol de uma pessoa, pais precisam estar atentos e implementar estratégias eficazes para minimizar a exposição solar excessiva e prevenir queimaduras. Como o efeito da radiação é acumulativo, a influência da radiação ultravioleta mostrará seus efeitos a longo prazo, afetando a pele desde a infância até a vida adulta, podendo ocasionar envelhecimento precoce e aumentar o risco de câncer.


  • Estratégias para Exposição Solar Saudável


Sabemos que a luz do sol é benéfica para a síntese de vitamina D, essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos, dentre outras funções no organismo. No entanto, para evitar a radiação ultravioleta B - altamente vinculada ao câncer de pele - não recomendamos a exposição solar para esse fim, sendo preferível optar por fontes alternativas de vitamina D, através da alimentação ou suplementação, que deve ser orientada pelo pediatra.


O perigo na exposição das crianças ao sol, pode ocorrer em períodos intensos e breves que podem resultar em queimaduras, mas também na exposição constante, sem proteção, durante atividades ao ar livre. Ambas as práticas são prejudiciais e devem ser evitadas, com estratégias adequadas para proteção.


  • Como Proteger Seu Filho do Sol?


A proteção solar ideal varia com a idade, conforme orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Algumas recomendações:


1. Evitar exposição solar direta nos primeiros seis meses de vida.


2. De seis meses a um ano de idade, limitar a exposição aos horários menos intensos (antes das 10h e após as 16h), sempre aplicando protetor solar.


3. Durante exposições prolongadas (praia, clube, piscina), usar chapéus e roupas apropriadas, mantendo as crianças à sombra pelo maior tempo possível.


4. Óculos de sol com proteção UV são recomendados para crianças maiores e adolescentes.


5. Não esquecer de proteger face, lábios e orelhas com protetor solar, já que cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face!


6. Aplicar o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar conforme necessário.


7. Limitar exposições prolongadas e repetidas ao sol para evitar queimaduras.

.

8. Dar o exemplo como adulto, utilizando protetor solar diariamente.



  • Dicas Adicionais


Mesmo em dias nublados, a radiação solar pode atingir a superfície terrestre, tornando importante a aplicação do filtro solar nesses dias. Utilize a "regra da sombra" como um guia para identificar horários de maior risco solar. Quanto maior a sombra refletida no chão, melhor!


Ao longo do verão, trarei mais dicas sobre cuidado infantil e prevenção! Se você curte esses conteúdos, acompanhe o blog!












 
 
 

Comments


Entre em contato

Rua Urussuí, 300 - 31

Itaim Bibi, São Paulo - SP

+55 11 94443-2337

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos:

© Dra. Michelli Rodrigues - 2023 - CRM 198170

bottom of page