Jornada da Introdução Alimentar: Descobrindo o Melhor Momento para Novos Alimentos!
- Michelli Rodrigues
- 24 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jan.

No início da vida de um bebê, a adaptação ao consumo de leite, seja ele materno ou fórmula infantil, é um período de aprendizado e de estabelecimento de vínculo, com o leite suprindo todas as necessidades nutricionais essenciais.
A transição para novos alimentos é um divisor de águas na evolução nutricional da criança, e a recomendação atual das Diretrizes para aqueles que estão em aleitamento materno exclusivo, é iniciar a introdução alimentar aos seis meses de vida, sempre observando os sinais de que ele está preparado para a nova etapa.
Em situações onde a amamentação não foi possível, a alimentação complementar pode ser introduzida a partir dos quatro meses, desde que o bebê mostre adequado desenvolvimento neuropsicomotor e os sinais de prontidão para essa experiência.
Alguns indicadores podem ajudar no reconhecimento da aptidão do bebê para começar a introdução alimentar. Nessa fase, o seguimento e orientação com pediatra são fundamentais:
1. Capacidade de sentar com pouca ou nenhuma ajuda.
2. Sustentação firme da cabeça.
3. Interesse em alcançar alimentos no prato.
4. Levar objetos à boca.
5. Saber recusar alimentos virando a cabeça, indicando quando não quer mais comer.
6.Permanecer com fome mesmo após ser amamentado.
7. Reduzir o reflexo de protusão da língua que dificulta manter os alimentos na boca.
Durante o início da introdução alimentar até o primeiro ano de vida, o objetivo é familiarizar o bebê com o ato de comer, embora a nutrição primária ainda seja assegurada pelo leite materno ou fórmula, a depender do caso. É um processo, e cada bebê tem seu aprendizado, com maior ou menor aceitação dos alimentos.
A exposição do bebê a um vasto leque de alimentos é muito importante e pode ser necessária múltiplas tentativas com um novo sabor antes da aceitação! Bebês amamentados já experimentam diferentes sabores através do leite materno, que muda conforme a alimentação da mãe.
Ensinar o bebê sobre o processo de comer - sentar-se para as refeições, não ter distração como telas, receber alimentos ou pegá-los com as mãos e parar quando satisfeito - é fundamental. Desenvolver hábitos alimentares saudáveis precocemente é essencial e eles podem perdurar para a vida!
Se você tem interesse por temas sobre saúde infantil, acompanhe o Blog! E se busca por um acompanhamento individualizado, com olhar integral para a infância, conheça meu trabalho!
Comments