Meningite na Infância: O que Pais Devem Saber?
- Michelli Rodrigues
- 19 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2024

Meningite, uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e medula, representa uma condição potencialmente grave, podendo resultar em complicações, sequelas ou, em situações críticas, morte.
Alguns aspectos importantes sobre a meningite na infância:
1. Causas: Pode ser desencadeada por agentes como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Vírus são os mais comuns, seguido das bactérias como o meningococo e pneumococo que em geral, são mais severas. Felizmente, vacinas estão disponíveis contra as formas bacterianas.
2. Sintomas comuns: Dependendo da idade e da gravidade, os sintomas da meningite podem variar, incluindo febre alta persistente, rigidez de pescoço, dor de cabeça intensa com fotofobia, vômitos, sonolência ou irritabilidade, convulsões e manchas arroxeadas na pele.
3. Diagnóstico: Na suspeita de meningite, é necessário avaliação com pediatra. Exames podem ser realizados, especialmente a punção lombar, que será fundamental para o diagnóstico através da análise do líquido cerebrospinal, no qual também podemos identificar o agente causador da meningite.
4. Tratamento: Com foco no alívio dos sintomas, o tratamento para meningite viral pode não necessitar de medicamentos específicos, exceto quando causado pelo vírus herpes. Para meningite bacteriana, trata-se com antibióticos intravenosos, exigindo hospitalização.
5. Vacinação: Essencial na prevenção da meningite infantil, com vacinas como a tríplice viral, gripe, varicela e vacinas específicas contra meningite bacteriana, incluindo as meningocócicas, pneumocócicas e contra Haemophilus influenzae tipo b.
6. Precauções: A prevenção também inclui medidas como a higiene adequada das mãos e o cuidado para evitar contato próximo com pessoas infectadas.
O reconhecimento precoce, com diagnóstico e tratamento adequados, diminui as complicações e sequelas dessa doença.
Se deseja um acompanhamento pediátrico para seu filho ou atendimento de urgência diante de alguma intercorrência, agende uma consulta!
Comments