Gripe em Crianças: Como Identificar e Tratar?
- Michelli Rodrigues
- 7 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

A gripe, também conhecida como Influenza, é uma infecção respiratória contagiosa causada pelo vírus Influenza. Segundo a OMS, afeta anualmente entre 5% e 10% dos habitantes globais.
Os vírus tipo A e B são os principais culpados das epidemias sazonais de gripe, propagando-se de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas por tosse, espirros ou conversas. A transmissão indireta também é possível através do contato com superfícies infectadas, seguido de toque nos olhos, nariz ou boca.
Ainda que pessoas de todas as idades sejam suscetíveis, crianças menores de seis anos, principalmente os lactentes, fazem parte do grupo com maior propensão a desenvolver complicações e formas graves da doença.
Como identificar e tratar a gripe em crianças?
Os sintomas mais comuns incluem:
* Febre alta
* Tosse persistente
* Coriza
* Dor de garganta
* Dores musculares
* Sensação de cansaço
* Calafrios
Em situações mais raras, a infecção pode evoluir para complicações como pneumonia, ou agravar doenças preexistentes em indivíduos com condições crônicas.
O tratamento para a gripe foca em medidas de suporte, como descanso adequado, hidratação (beber água é essencial), seguir uma alimentação balanceada (natural a diminuição do apetite), realizar lavagens nasais com soro fisiológico 0.9% e a administração de antitérmicos para controle da febre, sob orientação pediátrica.
O uso do fosfato de oseltamivir é aconselhável em casos com maior risco de complicações, preferencialmente dentro das primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas, de forma individualizada e também com avaliação médica.
Seja para atendimento de urgência ou seguimento pediátrico, de forma individualizada e com cuidado integral, agende uma consulta!
Hozzászólások