Escarlatina: Principais Manifestações e Cuidados!
- Michelli Rodrigues
- 18 de mar
- 2 min de leitura

A escarlatina é uma infecção causada pelo estreptococo do grupo A, bactéria que também é responsável pela amigdalite bacteriana e acomete majoritariamente a faixa etária de 5 a 15 anos. A despeito de sua gravidade aparente e possíveis complicações, com uma abordagem terapêutica correta, esta doença é tratável e a recuperação é rápida.
Principais Manifestações Clínicas:
A doença comumente se inicia com dor de garganta intensa, dificuldade para engolir, febre acima de 38,5ºC, e cefaleia. Posteriormente, observa-se uma erupção cutânea vermelha que se espalha pelo tronco, braços e pernas em até 24 horas, conferindo à pele uma textura áspera, com aspecto de "lixa". Progride para descamação cutânea, especialmente nas regiões de dobras.
O rosto também pode apresentar vermelhidão com uma área pálida ao redor da boca e a língua pode ficar bastante vermelha. Outros possíveis achados são dor abdominal, náuseas, vômitos e linfonodos cervicais aumentados.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é essencialmente clínico, e deve ser realizada avaliação com pediatra, que pode fazer a confirmação solicitando o teste rápido e/ou cultura da orofaringe.
O manejo da escarlatina é realizado com antibiótico, como penicilina ou amoxicilina, enfatizando a importância da aderência ao tratamento para evitar complicações. Outras intervenções sintomáticas – hidratação, uso de analgésicos ou antitérmicos, e repouso – são recomendadas a cada caso, para melhor conforto do paciente.
Estratégias de Prevenção
A escarlatina é transmissível por gotículas respiratórias ou contato com secreções, então as medidas preventivas incluem evitar o compartilhamento de objetos pessoais e o isolamento social da criança infectada das atividades coletivas até 24 horas após iniciar o tratamento antibiótico.
Se você gosta de conteúdos sobre infância e adolescência, acompanhe o blog!
E para um acompanhamento pediátrico humanizado, com prática e conhecimento atualizados, agende uma consulta!
Comments